quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Como tudo começou...

Tudo começa na década de 30, quando Josué de Castro, intelectual e cientista que contemplava diversas áreas do conhecimento, dedicou-se a chamar a atenção para o problema da fome e da miséria. E dessa forma, conseguiu que fossem realizadas políticas de alimentação e nutrição, que começou em Recife, local onde nasceu e viveu muito tempo.

Mas as políticas públicas se estenderam para todo o país naturalmente. Pois o problema da desnutrição era muito mais grave na época. Essas políticas surgiram junto com as políticas trabalhistas. Então, foi instituído, junto com o salário mínimo, o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), em 1940.

Para orientar os trabalhadores e adequar a alimentação, existiam as dietistas do SAPS. Foi criado o curso de dietistas, para atender essa demanda. É, assim, que tudo começa. A partir da criação de políticas, institutos e programas de alimentação e nutrição.

O curso de dietistas foi evoluindo, de modo que virou o curso de nutrição, envolvendo mais áreas. A nutrição surgiu basicamente com caráter social e agora é uma ciência bem mais abrangente.

Agora, temos a área de Saúde Pública, Clínica, Esportiva, Produção/Alimentação Institucional. E podemos ver que é uma profissão muito nova, em relação a outras áreas das ciências biológicas. Por isso eu acredito, que ainda tem muito que crescer, evoluir e as pessoas vão ficar mais familiarizadas com o que é esse profissional.

E a configuração epidemiológica do país mudou também. Não sei se já ouviram falar em transição epidemiológica/nutricional. Diminuiram os casos de desnutrição e o que se tornou caso de saúde pública agora é a obesidade e suas doenças relacionadas (diabetes, hipertensão, aumento dos lipídeos no sangue). Enfim, de um extremo a outro, novos desafios para Nutrição.

Bem, pensei para próxima postagem, falar de algo mais prático - de comida mesmo! Acho que falarei primeiramente de gordura trans, que parece ser um certo mistério para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário