quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fitoquímicos

Chegou a hora de falar de coisas boas. Substâncias benéficas ao organismo presente em diversos alimentos, que ocorrem naturalmente: fitoquímicos!

"... são compostos químicos biologicamente ativos, de ocorrência natural nos alimentos vegetais. Atuam nas plantas como sistemas naturais de defesa, protegendo-as contra infecções e invasões microbianas e dando cor, aroma e sabor" (Krause & Mahan, 2005)

Existem diversas classes de fitoquímicos, que geralmente são pigmentos de plantas e como essas substâncias atuam como bloqueadoras ou supressoras, podem reduzir o risco de câncer. Por vários mecanismos, essas substâncias podem inativar, capturar substâncias capazes de induzir tumores. Além disso, também são capazes de diminuir o risco de doenças cardíacas, pois reduzem o colesterol e a sua oxidação (evento que o torna indesejável).

Então vamos lá. Por cada tipo de fitoquímico, os efeitos benéficos que foram evidenciados e as suas fontes alimentares:

Carotenóides - Poderosos antioxidantes, evitam a ação dos radicais livres, que lesam as células, oxidam os lipídeos das membranas. São os pigmentos das plantas amarelo, laranja e vermelho. É importante lembrar que o beta-caroteno presente em muito desses vegetais é precursos da vitamina A no nosso organismo. A principal fonte são vegetais avermelhados, alaranjados e alguns verdes escuros: tomate, salsa, laranjas, espinafre, damasco, mamão, batata-doce, manga, milho, abóbora, cenoura.

Licopeno - carotenóide encontrado no tomate, merece destaque porque é um antioxidante mais poderoso, que mostrou ter efeito protetor contra tumores de pulmão, estômago, próstata.
Fonte: tomate, principalmente molhos e produtos derivados.
Flavonóides - Livram o organismo de radicais livres, carcinógenos e substâncias mutagênicas. Também atuam reduzindo o risco de doenças cardíacas. Pigmentos vegetais azuis, azul avermelhado e violeta. Principais fontes: repolho roxo, uvas (suco de uva e vinho tinto tem grandes quantidades), framboesas, cerejas, chocolate (com maior teor de cacau).

Isoflavonas
- Atuam como estrógenos fracos e antiestrógenos. Tem estrutura semelhantes aos hormônios femininos, por isso ajuda a melhorar os sintomas da menopausa. Além de diminuir o colesterol, risco de câncer, e contribuir para maior densidade óssea. As fontes são: leguminosas, sendo encontrada em maior quantidade na soja e nos produtos de soja (mais vale lembrar que o extrato solúvel de soja conhecido como "leite de soja" não é boa fonte de isoflavonas, as maiores quantidades obtém-se ao comer os grãos).

Para a próxima postagem pensei em dicas mais práticas: dicas de preparações rápidas de serem feitas e saudáveis, pra fazer naquelas horas que se tem pouco tempo e cansaço, quando a gente chega em casa a noite... que tal?

2 comentários:

  1. O que uma nutricionista come?
    O que vc comeu ontem? E hoje?

    ResponderExcluir
  2. Vitor comenta: boa idéia lançar algumas receitas rápidas. Essa hora do cansaço é que agente acaba apelando no mínimo p uma sopinha de pacote.
    parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir