segunda-feira, 22 de março de 2010

Vegetarianismo segundo uma nutricionista

Escolhi esse tema há muito tempo, mas demorei a escrever porque queria fazê-lo com todo cuidado. Não quero expressar aqui minha opinião pessoal sobre o vegetarianismo, pois evidentemente não teria cabimento. Portanto, como já explicitei no título da postagem, tratarei aqui, apenas dos aspectos nutricionais.
Eu, enquanto nutricionista, não recomendo a ninguém ser vegetariano. E os motivos eu vou explicar mais adiante. Entretanto, respeito que tem o desejo de adotar esse tipo de alimentação, independente das razões. Só que é preciso ter alguns cuidados.


É possível viver sem comer carne?
Sim, é possível. Tanto que muitas pessoas vivem. Mas não é uma alimentação totalmente equilibrada e os vegetarianos podem ter alguns riscos.

Qual a importância dos alimentos de origem animal?
Os alimentos de origem animal não somente são fontes de proteínas completas, aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais (os que não são produzidos pelo nosso organismo, então precisamos consumir em nossa alimentação); mas também são fontes de algumas vitaminas e minerais fundamentais ao funcionamento do nosso corpo.

O que pode ser feito para diminuir esses riscos?
  • Combinação adequada dos alimentos.
  • Escolha consciente dos grupos de alimentos.
  • Suplementação (quando for o caso)

Alguns exemplos dessas medidas:
  • Combinação do grupos dos cereais + grupo das leguminosas, na proporção adequada. Isso vai garantir a ingestão de todos os aminoácidos essenciais.
  • Associação de frutas que são fontes de vitamina C com a refeição para aumentar a aborção do ferro (mineral cuja principal fonte, na melhor forma de absorção, são as carnes).
  • No caso de não consumir leite, aumentar na alimentação outros alimentos com boa quantidade de cálcio. Ou suplementar cálcio.

Além dessas, existem outras preocupações. Há também a vitamina B12 (ou cianocobalamina) que é uma vitamina presente somente em alimentos de origem animal. Então, aqueles vegetarianos que não comem nem leite e derivados, nem ovo causam ainda mais preocupação.

No caso de mais alguma dúvida ou se alguém desejar mais alguma orientação, é só entrar em contato. Espero não ter desagradado nenhum vegetariano, pois minha preocupação é de profissional da área da saúde e sincera. Qualquer nutricionista se preocupa com as consequencias das escolhas alimentares das pessoas.

Seguindo: estou aguardando a contribuição de uma colega quase nutricionista, para postar aqui sobre alimentação e atividade física. Acho outro tema bem interessante e que costumam perguntar sobre. Além disso, estamos preparando desafios! Em breve!

Um comentário:

  1. Como sempre uma super reportagem escrita!!
    Muito esclarecedora!! Adorei!!
    Logo logo estarei postando aqui a materizinha..rsrs
    e quem sabe fazer parte da sociedade??
    beijocas e Parabéns

    Ludmila.

    ResponderExcluir