terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é Gluten afinal?

Só esse último mês vi duas reportagens sobre gluten na televisão. Uma delas foi meio controversa, mas a segunda foi bem interessante. Enfim, essas reportagens e sugestões de gluten como tema para postagem do Diário Alimentar demonstram que esse continua sendo um assunto quase que misterioso. Bem, vou tentar esclarecer.

O que é gluten?
O gluten é uma proteína. Um tipo de proteína presente em nos cereais: trigo, aveia, centeio e cevada. Essa proteína favorece a formação de uma rede que dá aos produtos feitos com esses grãos uma elasticidade as massas. O gluten confere as características de panificação desses alimentos.


Ele é realmente é prejudicial?

O gluten é extremamente prejudicial para pessoas que têm a doença celíaca. Os indivíduos que têm essa doença apresentam uma alergia em algum nível a essa proteína presente nesses alimentos, que causa muitos efeitos gastrointestinais adversos. A exposição ao gluten pode ter consequências graves. Por isso existe na legislação uma lei que obriga a todo alimento industrializado dizer se contém ou não gluten em seu rótulo.

Mas para os demais indivíduos não é prejudicial. Não há motivo para preocupação. Também não engorda... isso é mito!

Um comentário:

  1. É alguma mistura que leveda pra formar o gluten?
    Não entendí bem. Tudo da farinha de trigo me aparece calombos vermelhos nos braços pescoço e no rosto que coça muito mesmo.

    ResponderExcluir