Hipertensão avança e já atinge 24,4% da população, segundo dados do Ministério da SaúdeÉ um alerta para prevenção dessa doença e também fala da sua seriedade e dos riscos que acarreta. Vamos reforçá-lo aqui!
Hipertensão Arterial
Explicando rapidamente, trata-se de uma doença cardiovascular onde ocorre aumento da pressão arterial, ou seja, uma elevação na pressão exercida pelo bombeamento do sangue pelo coração nos vasos sanguíneos. Isso é muito sério pois a pressão elevada pode lesionar esses vasos e até mesmo os órgãos que recebem sangue destes.
É a principal causa de AVE (acidente vascular encefálico), conhecido como derrame, que pode ter consequencias gravíssimas. Enfim, é uma doença muito séria que precisa ser tratada com muito cuidado.
E quem não é hipertenso, é importante prevenir esse problema, mantendo hábitos de vida saudáveis, alimentação saudável que inclui evitar ingestão de muito sódio. E é importante monitorar sua pressão sempre. Como recomenda o Ministério da Saúde.

Sódio
Um dos cuidados que se deve ter é a redução da ingestão de sódio. Pois é bem sabido que esse elemento contido no sal de cozinha e em outros sais, é um dos fatores capazes de elevar a pressão arterial.
Além do sal de cozinha, é preciso estar atento ao sódio contido nos alimentos industrializados (inclui biscoitos salgados e doces, refrigerantes e conservantes de outros produtos e bebidas), embutidos, carnes salgadas, conservas.
É fundamental ler o rótulo e, se possível, consultar um nutricionista. Enfim, nos dispomos a tirar dúvidas sobre o assunto.
Próxima postagem é da minha colega Ludmila sobre dietas da moda. Aguardem!