quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sódio e Hipertensão Arterial

Esse assunto é importantíssimo, pois a hipertensão arterial (chamada pressão alta)é um problema grave de saúde pública. Tanto que há pouco tempo saiu um alerta do Ministério da Saúde sobre os índices que essa condição tem alcançado:
Hipertensão avança e já atinge 24,4% da população, segundo dados do Ministério da Saúde
É um alerta para prevenção dessa doença e também fala da sua seriedade e dos riscos que acarreta. Vamos reforçá-lo aqui!

Hipertensão Arterial
Explicando rapidamente, trata-se de uma doença cardiovascular onde ocorre aumento da pressão arterial, ou seja, uma elevação na pressão exercida pelo bombeamento do sangue pelo coração nos vasos sanguíneos. Isso é muito sério pois a pressão elevada pode lesionar esses vasos e até mesmo os órgãos que recebem sangue destes.

É a principal causa de AVE (acidente vascular encefálico), conhecido como derrame, que pode ter consequencias gravíssimas. Enfim, é uma doença muito séria que precisa ser tratada com muito cuidado.

E quem não é hipertenso, é importante prevenir esse problema, mantendo hábitos de vida saudáveis, alimentação saudável que inclui evitar ingestão de muito sódio. E é importante monitorar sua pressão sempre. Como recomenda o Ministério da Saúde.



Sódio
Um dos cuidados que se deve ter é a redução da ingestão de sódio. Pois é bem sabido que esse elemento contido no sal de cozinha e em outros sais, é um dos fatores capazes de elevar a pressão arterial.

Além do sal de cozinha, é preciso estar atento ao sódio contido nos alimentos industrializados (inclui biscoitos salgados e doces, refrigerantes e conservantes de outros produtos e bebidas), embutidos, carnes salgadas, conservas.

É fundamental ler o rótulo e, se possível, consultar um nutricionista. Enfim, nos dispomos a tirar dúvidas sobre o assunto.

Próxima postagem é da minha colega Ludmila sobre dietas da moda. Aguardem!

Um comentário:

  1. O Ministério da Saúde deveria atuar nas industrias alimentícias que impoem teores de sódio elevados em seus produtos. Incrível como as multi nacionais estão presentes neste fator!- Estão deixando a população doente-!Aproveitando,os produtos com menor teor de gordura açucar e sal ou com índice calórico reduzido jamais deveriam custar mais,seria uma obrigação e não fator de lucro ,a exemplo de paises do primeiro mundo.O caso beira a pic nic nos paises menos desenvolvidos.Copia se tudo do primeiro mundo,porque não copiar esse item tambem?Ainda mais sendo a saúde publica em questão!? O Ministério da Saúde peca em silenciar se!

    ResponderExcluir