domingo, 19 de julho de 2009

Nesses tempos, onde todos sabem sobre alimentação, no que acreditar?

Programas de televisão, revistas, ditos populares, opinião de conhecidos. Parece que todos sabem sobre alimentação. Claro que podem saber. Mas se você quer saber que tipo de informação é confiável, a resposta é simples. O profissional que mais entende dos alimentos é o Nutricionista. Portanto, procure um nutricionista que se atualize, para ter informações científicas que são baseadas em evidências.

O que isso quer dizer? Quer dizer que são realizadas muitas pesquisas sobre diversos assuntos, e essas pesquisas e seus resultados são divulgados em bases de dados. Essas informações são analisadas e utilizadas pelos profissionais da área da saúde. Dessa forma, algumas coisas já estão certas. Como por exemplo que alimentos que são ricos em quais substâncias que são capazes de trazer benefícios ao organismo... mas isso é assunto para outra postagem.

Para esclarecer outro ponto: dieta. Dieta para nutricionista quer dizer alimentação balanceada em todos os nutrientes, vitaminas e minerais. Não é só alimentação para "gordinhos" ou "magrinhos". É a dieta adequada em quantidade e qualidade para todo e qualquer indivíduo. Tanto que procuramos não utilizar esse termo e sim Planejamento Alimentar.

Então, para a próxima postagem um breve apanhado da história da profissão de nutricionista. Para esclarecer como surgiu a profissão e quem é esse profissional. Espero que gostem desse e dos próximos escritos!

Um comentário:

  1. parabéns meninas...está ótimo pelo oq eu pude ler! Definitivamente estará guardado nos meus favoritos e virará bíblia para gordinhos como eu que querem entrar em forma (ou pelo menos ter uma aliemntação melhor...hahaha)

    bjus

    ResponderExcluir