segunda-feira, 9 de novembro de 2009

De volta com dicas de receitas rápidas para o jantar

No último mês estive impedida de atualizar o Diário Alimentar, mas agora estou de volta e espero manter a frequencia de postagens. Então vamos ao tema da postagem em questão!

O tempo passa cada vez mais depressa (essa é a impressão) e as pessoas estão cada vez mais atarefadas. A maioria das pessoas trabalha muito e, portanto, chega em casa tarde cansada e descuida da alimentação. Isso até na rua mesmo. Mas o foco da postagem é o que se pode fazer ao chegar em casa, depois de um dia de trabalho, procurando praticidade, mas sem deixar a desejar na parte nutricional.

E, antes de sugerir, eu devo reforçar a importância de nós nos organizarmos de modo que seja possível cuidar da alimentação. Em não podendo fazer o ideal, ao menos não "pegar pesado" e apelar para "porcarias". O nosso organismo cobra os abusos mais tarde.

Separei rapidamente 4 sugestões de cardápio para o jantar:

1) Macarrão com legumes - o macarrão comum leva 2 ou 3 minutos a mais pra cozinhar que um macarrão instantâneo, então não tem desculpa para comer "miojo". Mais alguns minutos pra picar um ou dois legumes de preferência. Sugiro refogar com alho, sal e misturar ao macarrão. Se estiver com mais disposição pode grelhar um peito de frango ou misturar atum enlatado (que vem na água e sal).

2) Batata Assada com azeite - não tem nada, mas tem uma batata? Ela assa rapidamente no microondas ou no forno. Depois é só colocar um pouco de azeite e sal. Pode acompanhar uma salada com folhas, um frango grelhado. Mas só a batata, já é melhor que muitos produtos industrializados que são vendidos prontos para comer.

3) Omelete - o ovo ainda é um assunto controverso, não interessante que se coma mais de um por dia e mais que duas vezes na semana. Mas, como disse anteriormente, é melhor do que produtos industrializados. Pode-se acrescentar ervilha, milho, cenoura ralada, sal, um pouco de pimenta branca. O omelete pode acompanhar a batata assada. O importante é usar a criatividade em favor da qualidade.

4) Sanduíche - Sanduíche no jantar? Por que não? Só depende do recheio! Sanduíche de peito de frango grelhado, ou frango cozido desfiado, ou o atum na água e sal. Junto com umas folhas de alface, tomate ou cenoura ralada... perfeito! Se quiser colocar algo para dar uma liga, recomendo um pouco de requeijão light ou iogurte. Ah, e o pão: francês, sírio ou forma light (integral é melhor ainda).

Hamburguer caseiro também vale... comprar carnes magras (chã, patinho, lagarto ou músculo) moídas e misturar com cebola ralada e sal, fazer o formato de hamburguer e congelar é uma boa. Depois é só pegar o hamburguer no freezer, assar ou grelhar. Daí fazer a mesma coisa que com o sanduíche... combinar com vegetais e usar o pão francês. Além de nutricionalmente superior, acho mais gostoso que os hambúrgueres congelados!

Preparar hamburguer, carne moída e outras coisas, deixá-las separadas em porções no congelador é uma boa estratégia.

Espero que as dicas tenham sido boas. A partir delas é só usar a criatividade e fazer variações. Depois vou pensar em mais dicas também. Ah, é importante não ter preguiça! Cuidar-se sempre! Até mais!

Um comentário:

  1. Continuo muito curiosa pra saber o que essa nutricionista comeu hoje...

    ResponderExcluir