terça-feira, 6 de abril de 2010

Carboidrato vilão?

Dos assuntos que se ouve discutir sobre alimentação por aí, o Carboidrato é um dos mais badalados. Isso porque ele está sempre envolvido nos assunto de "dietas", "regimes" e dicas de emagrecimento. Porém, infelizmente, ele é tratado como vilão e cortado da alimentação sem pena (e o pior: sem conhecimento). O que não deixa ninguém satisfeito e nunca leva a perdas definitivas de peso.

Em defesa desse nutriente, tão importante quanto outros para nosso organismo, venho aqui falar de suas funções e porque não devemos deixar de ingeri-lo. Nem que seja em "regimes" temporários.

Função no organismo
Os carboidratos são fonte importante de energia para o organismo. E, em especial, a glicose (produto da quebra de todo carboidrato que ingerimos) é a única fonte de energia para alguns tecidos importantes, como os neurônios, células da retina, hemácias. Apesar de o corpo se adaptar a falta de carboidrato, esse tipo de adaptação não é totalmente benéfica.

Hábitos alimentares
O carboidrato dá saciedade quando ingerimos e algumas horas depois. Ele confere ao organismo um "bem-estar", envia mensagens de que não precisamos mais comer. Principalmente se o carboidrato estiver na forma complexa, que é amido - moléculas maiores de carboidrato presentes em cereais (trigo, arroz, milho, centeio, aveia) e tubérculos(batata, aipim, inhame). Ou esses alimentos estiverem na forma integral.

Cortar o carboidrato nos deixa com apetite aumentado. O importante é consumir carboidrato na quantidade e na qualidade adequadas! Porque, realmente, em excesso esse nutriente é rapidamente armazenado e sob a forma daquelas tão famosas gordurinhas. Na quantidade certa, não há mal nenhum!

Enfim, nutrição é equilíbrio. Saúde é equilíbrio. Perda de peso efetiva é com reeducação alimentar!

2 comentários:

  1. Eu " assino" embaixo!!Foi ótimo ter abordado o tema e espero que esclareça algumas pessoas!!

    ResponderExcluir
  2. eu gotei muito da pagina

    ResponderExcluir