segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ração Humana

Mais um assunto atual e sobre o qual me perguntaram diversas vezes: ração humana funciona? Para esclarecer, explicarei do que é feita, se há benefícios em utilizá-la e, nesse caso, qual seria a melhor maneira de consumi-la.
Do que é feita a ração humana?
Trata-se de uma mistura de farinha de cereais e/ou grãos, que varia de acordo com o fabricante da ração. Ao contrário da ração animal, que oferece todos os nutrientes necessários, a ração humana não possui todos os nutrientes. O que mostra como esse nome é uma estratégia e, de certa forma, apelativa. É preciso sempre estar atento a esses detalhes.

A ração humana emagrece?
Como fórmula mágica, não. A ração humana pode trazer benefícios por possuir alto teor de fibras e, dependendo dos ingredientes, alguma quantidade de ômega 3. Mas trata-se de uma mistura bastante calórica que, se não for balanceada com o resto da alimentação, pode ter o efeito inverso do prometido. Sim, mais calorias na alimentação é sinônimo de ganho de peso. Claro que ela pode ajudar no emagrecimento, mas num plano alimentar disciplinado. Só que pelo custo benefício, não vale a pena. Eu como nutricionista não prescreveria. Se a pessoa quiser muito e usar da maneira adequada não faz mal, mas existem outros alimentos e até suplementos mais interessantes nutricionalmente e mais baratos.

Quais?
Bem, isso é bom ser falado dentro de um plano alimentar individualizado. Cada caso pode ter um alimento, um suplemento mais adequado. Esse é outro ponto importante: nem tudo funciona pra todos, cada organismo é de um jeito, cada indivíduo vai ter um planejamento mais adequado pra si.

Um comentário:

  1. Muito bom você escolher esse tema para ser abordado!!! Muitas pessoas também me perguntam sobre a "tal" ração humana, e uma pergunta constante é: "- Ração humana emagrece?!"
    É ótimo estar alertando as pessoas que tentam achar uma fórmula ideal para emagrecer. Tem gente que me diz que substitui uma grande refeição para tomar Leite com ração humana!! Isso esta completamente errado!
    Beijos, Stella mello

    ResponderExcluir